sábado, 19 de junho de 2010

Viagem de Sonhos

Quando eu tinha uns 6 anos,minha mãe e eu fomos visitar minha avó Angélica.Foi uma viagem inesquecível...fomos de trem,Maria Fumaça,de União da Vitória-PR até Joinville-SC.

Viajar num trem movido à vapor,uma Maria Fumaça,era uma aventura e tanto,principalmente
para uma criança curiosa como eu era...a janelinha do trem tinha que ficar aberta,pois eu queria olhar tudo,tudo mesmo...o trilho,a fumaça,as casinhas,que aos poucos iam sumindo,ficando pra trás,os pastos verdes com carneiros,vacas,cavalos...e as paradas do trem para reabastecer a água.

Não adiantava a minha mãe avisar sobre as fagulhas da queima da madeira na Maria Fumaça.Eram fagulhas praticamente invisíveis,mas queimavam,faziam furinhos no meu vestido,e me deixavam com os olhos vermelhos,inchados.

Ao final da viagem,eu mais parecia uma andarilha:sujinha,descabelada...mas, tão feliz.

Lembro que a minha mãe me arrumava antes da partida:vestido novo de organdi amarelinho,saiote com armação para que o rodado da saia ficasse parecendo um bolo de festa,meia branquinha com sapato de verniz preto,laço de cetim branco nos cabelos.

Tanta dedicação,tanto investimento,pra que eu chegasse parecendo uma bonequinha na casa da minha avó...tudo em vão.Acho que desapontei minha mãe,seus sonhos...mas,só descobri isso bem mais tarde ( quando tive a minha filha),mas isso fica pra outra história,noutro dia.

A linha de trem dessa história,foi desativada há muitos anos.Eu sempre pensei em refazer o caminho juntamente com meus filhos,ou mesmo sozinha,mas não foi possível.

Hoje,pesquisando alguma coisa sobre aquela cidade,encontrei este vídeo,e fiquei feliz em descobrir que a velha Maria Fumaça foi reativada,e agora faz pequenos passeios...e a estação ainda é a mesma,está do mesmo jeito:

um lugar onde as minhas mais gratas aventuras,começavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário