segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cheiro de naftalina.

Atualmente,quase ninguém mais usa naftalina,ou seja naftaleno,um hidrocarboneto aromático,fórmula molecular C10H8 ( copiei no Google ).

Mas,voltando a vaca fria,naftalina era usada como fungicida,principalmente entre as peças de enxoval guardadas no baú ou no fundo de guarda roupa.Consequentemente,as roupas que ficassem durante muito tempo guardadas,ficavam livres das mordidas de traças,mas adquiriam o cheiro da BENDITA NAFTALINA.

Quando alguém usava uma roupa que estava guardada nessas condições,era logo denunciado pelo cheirinho...não adiantava colocar água de colônia,pois só piorava a situação.

No geral,ninguém se importava muito com o cheiro,mas não sei porque,ele sempre estava associado à velharia,museu,coisas desse tipo.

Ora,porque estou contando essa história toda...bem,porque hoje eu devia estar exalando naftalina e só me dei conta disso,quando uma senhorinha,bem velhinha,toda enrrugadinha,cabelo todo branquinho...levantou-se do banco,no ônibus que eu acabara de tomar,e toda trêmula,pegou no meu braço e com muita ternura murmurou: senta aqui querida,senta.

Eu,agradeci o gesto feito com tanto esforço para me amparar mas falei que não era necessário,que ela deveria continuar sentada,que eu estava bem em pé.

Logo cheguei ao meu destino,desci do ônibus,fiquei por alguns instantes pensando na atitude da querida senhorinha.Andei mais um pouco e parei na frente de uma vitrine onde pude olhar a minha imagem refletida no espelho...tá certo,concordo,já não sou nem a sombra da imagem que era quando mais jovem.
O tempo é implacável,corre mesmo,e corre cada vez mais rápido...tão rápido,que o meu recheio não se deu conta que a minha embalagem já está com prazo de validade vencido.

Embora eu me sinta com 20 e tantos,não dá pra vender a mesma idéia,principalmente para alguém,que como eu,ainda deve estar se sentindo com 18.

Mas no fundo mesmo,eu acho que a culpada foi a naftalina, que me entregou com seu cheiro desgraçado.

11 comentários:

  1. Ehehheheh.. já me ri muito com este post!
    Também detesto o cheiro da naftalina e associo sempre a coisas velhas!!
    E entendo o teu sentimento, pois por vezes quando me olho com olhos de ver, tenho dificuldade em perceber que a cara da pessoa que vejo reflectida no espelho é de alguém já com quase meio século, quando na verdade, ainda me sinto a miúda de 18 anos! É estranho mesmo! :))
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre reclamei das embalagens dos produtos brasileiros, geralmente umas porcarias. Esqueci que a minha embalagem tá pior do que o recheio... Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. "Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo"

    ResponderExcluir
  4. :) Belo texto! Você é super jovem, a embalagem não é dado o valor real por quem não conhece nosso espirito. ;-)

    Monte de beijocas.

    ResponderExcluir
  5. É Raquel...nós somos "jovens", embora nossa certidão de nascimento diga que "nem tanto"...mas nosso espírito teima em dizer que sim, e isto é o que verdadeiramente importa! Enquanto nossos corpos conseguirem se manter neste plano, teremos 18 anos eternamente!!! Amei o blog!!!

    ResponderExcluir
  6. pois é,Maída...esse é o "mistério" e o "barato" da vida: conseguir sincronizar corpo e alma.
    Que bom que gosto desse cantinho,ele é nosso...pode se instalar e ficar o tempo que quiser.

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante.
    No entanto devo dizer que o tipo de letra, o contraste e a cor de fundo não ajudam.
    O tipo de letra só deve ser usado para assinaturas. Use antes o tipo Arial, bem mais fácil de ler.
    Outra coisa, depois de uma virgula há sempre um espaço. Ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. zézinho: o texto foi escrito com esse tipo de "letra",fonte,com essa cor de fundo que não ajuda, justamente,para que críticos profissionais como você possam ter alguma coisa para criticar .

      Excluir
  8. Olá
    Que lindo seu texto .
    Estava procurando uma coisa e achei uma preciosidade..
    Amei mesmo !!

    ResponderExcluir
  9. gostamos de botar naftalina no banheiro.minha filha botou a caixinha com a prótese perto e ficou com cheiro e gosto da naftalina ,que faço pata tirar este gosto horrivel?

    ResponderExcluir